sexta-feira, 20 de julho de 2018

ॐ Śrī Rādhākṛṣṇa - Satsaṅgas à Dança do Infinito Amor Incondicional


Todas as Glórias à Śrī Guru Mahārājācārya Mahāsūrya Paṇḍita Svāmī!
Todas as Glórias à Śrī Mahādeva!
Todas as Glórias à Śrī Bhagavan!
Todas as Glórias à Śrī Śakti Devī!
Todas as Glórias à Śrī Śrī Rādhākṛṣṇa


A sublime dança de amor entre o Absoluto e sua Potência.

राधे जय जय माधवदयिते
rādhe jaya jaya mādhava-dayite
Composto por Rūpa Gosvāmī

राधे जय जय माधवदयिते 
गोकुलतरुणीमण्डलमहिते 
rādhe jaya jaya mādhava-dayite 
gokula-taruṇī-maṇḍala-mahite
“Ó Rādhā! A amada de Madhava (Śrī Kṛṣṇa, como o matador do demômio Madhu)! Tu que és adorada por todas as jovens garotas de Gokula! Todas as glórias a ti! Todas as glórias!”

दामोदररति वर्धनवेशे 
हरिनिष्कुटवृन्दाविपिनेशे 
dāmodara-rati-vardhana-veśe 
hari-niṣkuṭa-vṛndā-vipineśe 
“Tu que te vestes de tal maneira a aumentar o amor e o apego do Senhor Damodara (Śrī Kṛṣṇa, como o garoto travesso misericordioso) por ti! Ó rainha de Vṛndāvana, que é o bosque de prazeres do Senhor Hari (Śrī Kṛṣṇa, como aquele que perdoa todos os atos pecaminosos)!”

वृषभानूदधिनवशशिलेखे 
ललिता-सखि गुण-रमित-विशाखे 
vṛṣabhānūdadhi-nava-śaśi-lekhe 
lalitā-sakhi guṇa-ramita-viśākhe 
“Ó lua nova que surgiu do oceano do rei Vṣabhanu! Ó amigo de Lalita (uma das 8 principais gopīs)! Tu que fazes Viśakha (outra das 8 principais gopīs) fiel a ti devido às tuas maravilhosas qualidades de amizade, bondade e fidelidade a Śrī Kṛṣṇa!”

करुणांकुरुमयि करुणाभरिते 
सनक-सनातन-वर्णित-चरिते 
karuṇāṃ kuru mayi karuṇā-bharite 
sanaka-sanātana-varṇita-carite.

“Ó tu, que és plena em compaixão! Ó tu, cujas características divinas são descritas pelos grandes sábios Sanaka e Sanātana (dois famosos sábios)! Ó, Rādhā, por favor seja misericordiosa comigo!”

Neste mês de julho, nos Templos Polimata de Boituva (14/07)Mairiporã(21/06) e Campinas (28/06), celebraremos a manifestação do amor universal infinito e incondicional personificado em Śrī Rādhākṛṣṇa.

Dentro da tradição vaiṣṇava, mais especificamente na Gauḍīya, Vallabha e Nimbārka sampradāyas (tradições filosóficas), Śrī Rādhākṛṣṇa representa a combinação suprema dos aspectos masculino e feminino de Deus, onde Śrī Kṛṣṇa, o oitavo avatāra (encarnação divina) de Śrī Viṣṇu, representa a própria personalidade de Deus, e Śrī Rādhā, sua consorte (uma das encarnações de Śrī Lakṣmī) representa śakti: a potência do êxtase do Amor Divino, que conecta criador e criatura. As duas manifestações, masculina e feminina, unidas, representam o Divino em sua totalidade.

Na etimologia sânscrita, rādhā significa “sucesso”, “prosperidade”, e também está relacionada com o termo “bondade”, podendo ser livremente traduzido como “Esplendorosa”. Naturalmente, reflete a doçura da personalidade celestial de Śrī Rādhārāṇī.


Śrī Rādhā, em todo o seu esplendor.

Já a palavra kṛṣṇa significa “preto”, literalmente. Porém, o termo também está associado à personalidade toda-atraente de Śrī Kṛṣṇa, a manifestação divina que personifica o prazer transcendental.

O relacionamento entre ambos foge do padrão tradicional das escrituras de orientação vaiṣṇava. O casal divino que precedeu Śrī Rādhākṛṣṇa foi Śrī Sītā-Rāma (a consorte, manifestação de Śrī Lakṣmī, e sétima encarnação de ŚrīViṣṇu, respectivamente), representava o zelo pela moral e discrição, um casal firmemente orientado pelos costumes da sociais, com o compromisso selado pelo casamento tradicional.

Já o caso de amor de Śrī Rādhākṛṣṇa nunca foi consumado pelo fogo do casamento. Śrī Kṛṣṇa possuía outras esposas principais, Rukmiṇī e Satyabhāma, com quem constituiu família.

Junto à Śrī Rādhā, o Senhor Kṛṣṇa desenvolveu uma relação de profundo amor baseada em uma incessante busca mútua, visto que as nuances da vida insistiam em pô-los distantes um do outro.

As līlās (passatempos divinos) vivenciadas por Śrī Rādhākṛṣṇa se deram na cidade de Vṛndāvana, centro-norte da Índia. Obras como Brahmavaivarta Purāṇa e Devībhāgavatam Purāṇa narram alguns episódios, mas é no poema Gītā Govinda – composto por Jayadeva Gosvāmī – que a plenitude deste amor transcendental é exposta em sua forma mais profunda.

O auge de toda a relação acontece na Rāsalīlā, também conhecida como “a Dança do Amor Divino”, tido como um dos passatempos mais emblemáticos de Śrī Kṛṣṇa. Neste, as gopīs (vaqueiras, das quais Śrī Rādhā parte – e que, na verdade, são emanações da mesma) são atraídas à floresta, para longe de seus familiares e obrigações, ao serem encantadas pela música celestial que emana da flauta do Todo-Atraente.


Rāsalīlā, a dança transcendental do Amor Divino.
Por meio de uma sublime profundidade estética, o encontro é descrito com riqueza de sutis detalhes, que narram o encontro de Śrī Rādhā e suas emanações (todas as demais gopīs) em uma dança mística carregada de significados. Nela, Śrī Bhagavan multiplica-se através de sua Yogamāyā – a potência interna em forma de misericórdia, que permite a conexão com o Supremo através do êxtase transcendental do amor de Deus – para unir-se com cada uma das vaqueiras, que são a própria emanação de seu poder criativo (śakti; Śrī Rādhā). Śrī Kṛṣṇa também usa seus poderes para estender a duração desta noite a uma Noite de Brahmā (Senhor da Criação), cerca de 4,32 bilhões de anos terrestres.

Assim, este passatempo representa a união da consciência e da potência criativa de Deus, o masculino e o feminino, respectivamente. Revela, pois, a natureza transcendental do Absoluto, estabelecida além do tempo e espaço que, por sua vez, emanam dele e de seu poder infinito.

Tão poderosa é esta līlā que o Bhāgavata Purāṇa estabelece que todos aqueles que ouvirem ou descreverem-na com verdadeira fé, alcançam o puro amor devocional de Śrī Kṛṣṇa. De tão importante, ela não é apresentada publicamente dentro das tradições vaiṣṇavas. Seus profundos detalhes só são revelados para aqueles que já estão em um nível bastante avançado.

Invocações mântricas para o ritual

श्रीराधा
śrī rādhā

गायत्री
gāyatrī

ॐ वृषभानुजायै विद्महे
कृष्णप्रियायै धीमहि ।
तन्नो राधा प्रचोदयात् ॥

oṃ vṛṣabhānujāyai vidmahe
kṛṣṇapriyāyai dhīmahi 
tanno rādhā pracodayāt 


Contemplamos Aquela que é filha de Vṛṣabhānu,
Meditamos na favorita de Kṛṣṇa.
Reverenciamo-nos à Esplendorosa, para que nos ilumine com sabedoria.

श्रीकृष्ण
śrī kṛṣṇa

गायत्री
gāyatrī

ॐ दामोदराय विद्महे
राधावल्लभाय धीमहि ।
तन्नो कृष्णः प्रचोदयात् ॥

oṃ dāmodarāya vidmahe
rādhā-vallabhāya dhīmahi 
tanno kṛṣṇaḥ pracodayāt 

Contemplamos Aquele que é ligado pelo amor e afeição,
Meditamos no amado de Rādhā.
Reverenciamo-nos ao Todo-Atraente, para que nos ilumine com sabedoria.



harekṛṣṇasya mahāmantra (“o grande mantra harekṛṣṇa”)

हरे कृष्ण हरे कृष्ण
कृष्ण कृष्ण हरे हरे ।
हरे राम हरे राम
राम राम हरे हरे ॥

hare kṛṣṇa hare kṛṣṇa
kṛṣṇa kṛṣṇa hare hare 

hare rāma hare rāma
rāma rāma hare hare 

Clamo pela śakti (potência energética, neste caso, Śrī Rādhā) d’Aquele que é o Todo-Atraente.
Clamo pela śakti (potência energética, neste caso, Śrī Sītā) d’Aquele em que todos encontram a felicidade (Śrī Rāma). *

* Obs.: As traduções dos de mantras variam de tradição para tradição. Neste caso,  tradução acima foi concebida a partir do pensamento da tradição Gauḍīya Vaiṣṇava, raiz do Movimento Harekṛṣṇa.

Mais informações e ingressos antecipados no Site da Ordem Polimata.

Acompanhe nossos eventos pelo Facebook através da página Agenda Polimata.

Todas as Glórias à Śrī Guru Mahārāja Ācārya Mahāsūrya Paṇḍita Svāmī!

Todas as Glórias à 
Śrī Śrī Rādhākṛṣṇa!

Minhas mais humildes, sinceras e profundas reverências,
                                                                                                                                  
Yuri D. Wolf

Nenhum comentário:

Postar um comentário