terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Mahāśivarātrī
 
Mahāśivarātrī é a noite de adoração do Senhor Shiva, que ocorre na 14ª noite de lua nova, durante a noite escura do mês de Phalguna. Cai numa noite sem lua de fevereiro, quando se oferece uma oração especial ao senhor da destruição. O Shivratri ("ratri" em sânscrito significa 'noite') é a noite quando o Tandava Nritya dançou a dança da Criação, preservação e destruição. O festival é observado durante um dia e uma noite.
 
De acordo com os Puranas, durante a grande mítica mistura do oceano, chamado Samudra Manthan, de onde um pote de veneno emergiu do oceano – o que havia horrorizado os deuses e demônios pois tinha o poder de destruir o mundo inteiro.
Quando eles correram para Shiva para pedir ajuda, Shiva bebeu o veneno mortal para proteger o mundo, segurando-o na sua garganta em vez de engoli-lo. Isto se transformou na sua conhecida garganta azul, e desde então ele veio a ser conhecido também como "Nilkantha", aquele possuidor da garganta azul.
O Shivaratri celebra este acontecimento porque Shiva salvou o mundo da destruição.O símbolo que representa Shiva é chamado de Lingam. Normalmente é feito de granito, pedra sabão, quartzo, mármore ou metal.
Se acredita que qualquer um que profere o nome de Shiva durante Shivaratri com devoção pura é libertado de todos seus pecados. E assim, alcançando a morada de Shiva e liberado do ciclo de nascimento e morte.
 
Realizaremos um Pūjā, nesta noite, 13 de Fevereiro,com muito amor cantando os santos nomes do Senhor Śiva. As 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário