sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

svāmiye śaraṇam Ayyappa!
A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna
Makara Vilakku Pūjā (Lamparina de capricórnio)
Uma das datas mais importantes do calendário de Śrī Ayyappa (deus do crescimento, proteção, devoção e prosperidade, muitíssimo famoso no sul da Índia) é o Makara Villaku, que consiste na manifestação do Makara Jyothi, celebrando a instalação da Deidade no Templo de Sabarimala, o mais proeminente de sua tradição.
Makara Jyothi é uma estrela (Sirius) que aparece no céu em Makara Samkramam, quando o Sol se move de Dhanu Rasi (Sagitário) para Makaram Rasi (Capricórnio) no primeiro dia do mês Malayalam de Makaram, que neste ano foi no dia 14 de janeiro (Makara Sankranti)
À noite, os ornamentos sagrados do Senhor Ayyappa, que viveu no palácio de Pandalam (cerca de 80 km de distância do templo), são levados para o santuário de Sabarimala em uma procissão. A antiga família real de Pandalam é a guardiã dos ornamentos.
Makara Vilakku é uma lamparina acesa em Ponnambalamedu, um platô do outro lado do santuário de Sabarimala. A luz, que se acredita ter origem celestial, é mostrada três vezes pelo sacerdote chefe do templo Pamba (a estação base de Sabarimala), marcando o início do festival, que dura 7 dias.
svāmiye śaraṇam Ayyappa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário