segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Śrī Sarasvatī Devī - Satsang à Senhora da Harmonia e do Conhecimento ॐ-   Sábado, 14/10
Todas as Glórias à śrīla Guru Mahārāj Ācārya Mahāsūrya Paṇḍita Svāmī!
Todas as Glórias à śrī Mahādeva!
Todas as Glórias à śrī Bhagavan!
Todas as Glórias à śrī Śakti Devī!
Todas as Glórias à śrī śrī Sarasvatī Devī!

Śrī Sarasvatī Devī.
Śrī Sarasvatī (श्रीसरस्वती) é a deusa hindu do conhecimento e da sabedoria, das artes e da música, do ensino e do aprendizado. Consorte de śrī Brahmā, é sua contraparte feminina, a śakti (potência energética) da criação do Universo. Juntamente com śrī Lakṣmī (contraparte de śrī Viṣṇu) e śrī Pārvatī (consorte de śrī Śiva), forma a Tridevī – versão feminina da Trimūrti, a Trindade Suprema do panteão hindu.

Sendo, então, uma das Grandes Mães do hinduísmo, personifica as leis que regem o Universo e sua sublime harmonia, cuja ausência, tanto no micro quanto no macrocosmos, é identificada com o desequilíbrio e a instabilidade.

Seu nome, em sânscrito, é composto por “sāra” (essência) + “sva” (do ser), e significa “aquela que conduz ao autoconhecimento”, a mais elevada das metas.
 
Ainda dentro da etimologia, a Senhora Sarasvatī também está ligada ao termo surasa-vati, “aquela abundante em água, que flui”, e dá nome a um importante rio no vale do Indo, hoje extinto. Remete ao conhecimento, que também flui do guru ao sādhaka, e que não pertence à ninguém, mas sim a todos que nele se banham. Igualmente como a água purifica, o conhecimento também o faz. Assim, ao banhar-se nas águas do conhecimento, a ignorância é removida.

Sentada sobre um lótus branco e vestida num sārī da mesma cor, representa a pureza de uma mente estabelecida no modo da bondade (sattvaguṇa), indispensável condição para que o conhecimento se desenvolva em sabedoria dhármica.

Em suas mãos, carrega os Vedas, representando todo o conhecimento, uma japamālā, que remete ao processo devocional (bhakti), e uma vīṇā, instrumento cujo domínio demanda grande disciplina e dedicação, como no processo de iluminação. O ganso (hāṃsa), é sua montaria e representa viveka, a virtude de discernir entre o que é eterno e puro e o que é impermanente e ilusório. Mayūra, o pavão, representa a beleza divina das artes e, pelo fato de śrī Sarasvatī não estar montada no mesmo, representa também a transcendência do ego.

Śrī Sarasvatī é Senhora do Discurso (Vāgdevī), é a fonte da língua sânscrita, de toda a música e dos mantras. Através destes, preencheu o Universo com prāṇa (a energia vital), viabilizando a organização e o refinamento da criação, tornando-se a sabedoria de seu companheiro cósmico. Assim, ao passo de que a criação de śrī Brahmā dá origem a diamantes brutos, Ela é a responsável por lapidar estas centelhas divinas obscurecidas pelo véu de māyā (a ilusão que permeia este plano material), através da Luz Divina do Conhecimento.

Invocações mântricas 

   श्रीसरस्वती श्लोक
Śrī Sarasvatī śloka – verso para a boa absorção do conhecimento, deve ser recitado antes do início dos estudos

सरस्वति नमस्तुभ्यम्
वरदे कामरूपिणि
विद्यारम्भम् करिष्यामि
सिद्धिर्भवतु मे सदा

sarasvati namastubhyam
varade kāmarūpiṇi 
vidyārambham kariṣyāmi
siddhirbhavatu me sadā 

Reverências à śrī Sarasvatī,
Ó, concessora das bênçãos, Aquela que realiza os desejos
Estou iniciando meus estudos,
Que eu alcance a realização, sempre 

गायत्री  gāyatrī – métrica védica de 24 sílabas, usualmente utilizada na invocação das Deidades

सरस्वत्यै विद्महे
ब्रह्मपुत्रियै धीमहि
तन्नो देवीप्रचोदयात्

oṃ sarasvatyai vidmahe
brahmaputriyai dhīmahi 
tanno devī pracodayāt 

Contemplamos Àquela que nos conduz à essência do autoconhecimento
Meditamos nA consorte de śrī Brahmā 
Reverenciamo-nos à Deusa, para que nos ilumine com sabedoria 

बीजमन्त्र  bījamantra – contém a sílaba mística raiz da Deidade, para ser repetido 108 vezes na contagem da japamālā

श्रीं ह्रीं सरस्वत्यै नमः

oṃ śrīm hrīm sarasvatayai namaḥ
 
Reverencio-me Àquela que nos guia para a essência do autoconhecimento.
 
Sobre os bījas:
-     - śrīm: sílaba de força lunar, que remete ao amor e devoção, à beleza, à fé e à rendição. Promove o desenvolvimento positivo junto ao Esplendor Divino;
-     - hrīm: de força solar, remete ao prāṇa e à luz, ao dharma, ao foco, à energia e à motivação. Promove a elevação do processo devocional ao nível puro e pleno do coração e controla as ilusões do ego.

Nosso Satsang com Ayahuasca à śrī Sarasvatī Devī acontece no próximo sábado, dia 14/10 no Templo Polimata em Campinas a partir das 19h.
 

Śrī Brahmā e śrī Sarasvatī.
Todas as Glórias à śrī Sarasvatī Devī!
 
Ki, Jai!
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário