quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Série Śāstra - As Upaniṣads

November 16, 2018
Filipe Uveda (Metal)

Dando continuidade à Séria Śāstras, que visa apresentar de forma introdutória
 e acessível os principais textos da literatura védica, iremos apresentar no presente
texto as Upaniṣads

As Upaniṣads são uma parte dos Vedas, que são textos ancestrais em sânscrito e foram 
apresentados anteriormente nesta série.

As Upaniṣads são conhecidos como Vedānta, termo que que pode ser traduzido como
 "última parte", "as palavras finais", "últimos capítulos" ou "a parte mais importante"
dos Vedas.
Existem diversas interpretações para a palavra upaniṣad. Segundo a introdução
de Svāmī Prabhavānanda sobre o assunto, o termo pode ser traduzido como
"sentado perto devotadamente" (analogia ao paraṃpara, relação mestre-discípulo
na cultura védica), "ensinamento secreto", ou ainda "o conhecimento de
Brahman, o conhecimento que destrói os laços da ignorância e leva à meta suprema
da liberdade"
(interpretação de Śrī Śaṅkārācārya).

O estilo e forma de seus textos não são homogêneos, variando entre o verso e a prosa
e também entre outras características. Sua autoria também é desconhecida, ou melhor
dizendo, impessoal, assim como no caso dos Vedas. Eles não têm um começo ou final
claros, o que torna difícil dividir por partes o seu conteúdo.

Se conhece a existência de mais de duas centenas de Upaniṣads. No entanto, não há
consenso sobre a validade e importância acerca de todo este corpo textual. A Muktikā
Upaniṣad afirma que há 108 Upaniṣads principais, sendo ele o último destes 108. Já Śrī
Ādi Śaṅkārācārya, santo que consolidou a doutrina Advaita Vedānta, reconheceu como
oficiais apenas dezesseis destes textos. Além disso, ele escreveu comentário de dez
destes Upaniṣads, que incluíam citações de outros seis. Estas dez Upaniṣads comentados
por Śrī Ādi Śaṅkāra são: Īśa, Kena, Katha, Praśna, Muṇḍaka, Māṇḍūkya, Taittirīya,
Aitareya, Chāndogya e Bṛhadāraṇyaka.

Representação de Śrī Śāṅkarācārya, um dos principais comentadores das Upaniṣads.

Existe uma separação dos 108 principais Upaniṣads (Muktikā Upaniṣad) de acordo
 com o séquito ou tradição com o que o texto se alinha. Essa divisão ocorre da seguinte
 forma: Upaniṣads Śaiva (que coloca o Senhor Śiva enquanto deidade central do panteão
hindu), Upaniṣads Śaktista (que coloca a Deusa ou o aspecto feminino enquanto deidade
 central do panteão), Upaniṣads Vaiṣṇnava (que coloca o Senhor Viṣṇu
ou suas encarnações enquanto deidade principal do panteão), Yoga Upaniṣads
(com práticas yóguicas e métodos
para se alcançar a realização), Saṃnyāsa (textos que tratam principalmente
de questões relacionadas a renúncia do mundo material) e os Darśopaniṣads
(os dez citados
anteriormente considerados como os mais importantes dor Ādi Śaṅkārācārya).
Além destes, existem Upaniṣads que não se encaixam em nenhumas destas divisões,
por tratarem de
aspectos mais gerais.

Apesar de todas estas divisões e subdivisões, não há um consenso geral sobre a contagem
e credibilidade de todos estes textos, sendo muitas vezes considerados como confiáveis
apenas estes dez principais citados anteriormente.

Para exemplificação do conteúdo das Upaniṣads, apresentaremos os
Mahāvākyas, que são aforismos considerados como conteúdo mais importante,
algo como um conhecimento
absoluto, principalmente pela tradição Advaita Vedānta.

प्रज्ञनं ब्रह्म
prajñanaṃ brahma
"A experiência real, por si só, é Brahman" (interpretação advaita).
"Brahman [no caso Śrī Viṣṇu] tem o conhecimento supremo" (interpretação vaiṣṇava, dual).
Excerto da Aitreya Upaniṣad, 6.3.3., Upaniṣad relacionada ao Ṛg Veda.


अहं ब्रह्मास्मि
aham brahmāsmi
"Eu sou Brahman" (interpretação advaita).
"Eu sou eterno e puro como Brahman [Śrī Viṣṇu]" (interpretação dual vaiṣṇava).
Excerto da Bṛhadāraṇyaka Upaniṣad, 1.4.10, Upaniṣad relacionada ao Śukla Yajur Veda.

तत् त्वमसि
Tat Tvamasi
"Aquilo (Brahman) você é" (interpretação advaita).
"Tu és reflexo de Brahman [Śrī Viṣṇu]" (interpretação dual vaiṣṇava).
Excerto da Chāndogya Upaniṣad, 6.8.4., Upaniṣad relacionada ao Sama Veda.

अयमत्म ब्रह्म
Ayamatma Brahma
"Atma (alma, jīva) é Brahman" (interpretação advaita)
"Atma (alma, jīva) é idêntico a Brahman [Śrī Viṣṇu]" (interpretação dual vaiṣṇava).
Excerto da Māṇḍūkya Upaniṣad, 1.2., Upaniṣad relacionada ao Atharva Veda

Página manuscrita da Īśa Upaniṣad.

Dessa forma, as Upaniṣads são textos considerados muito importantes, principalmente
dentro da tradição Advaita Vedanta, por conter estas sentenças que foram utilizadas
por Ādi Śaṅkārācārya na identificação do Atman e de Brahman, a alma individual e o
espírito universal, respectivamente, questões que são centrais dentro das Upaniṣads.

O yoga, principalmente enquanto prática meditativa e interna, também é um dos temas
centrais das Upaniṣads, se contrapondo de forma inicial e sutil às limitações das
práticas "secretas" e sacerdotais, presentes principalmente nos Vedas enquanto
método no caminho
de libertação e superação das limitações da consciência.

Assim, pode-se resumir que os principais aspectos tratados nas Upaniṣads são questões
filosóficas e de meditação.

Minhas mais humildes e sinceras reverências.

Filipe Uveda (Metal)

Referências bibliográficas:

- Conteúdo aberto (2018, July 17). Mahāvākyas. In Wikipedia, The Free Encyclopedia.
 Acessado 16 de agosto de 2018.
Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Mahavakyas- Conteúdo aberto
 (2018, July 17). Upaniṣads. In Wikipedia, The Free Encyclopedia. Acessado 16 de
 agosto de 2018    Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Upaniṣad
  - PRABHAVANANDA, Swami; MANCHESTER, Frederick. Os Upaniṣads – Sopro
Vital do Eterno. Editora pensamento, 1993.

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